Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Em SC, sistema dos Juizados Especiais adotará a contagem de prazo em dias úteis

Publicado por Vinicius Bueno
há 7 anos

Desde a entrada em vigor da Lei 13.105/2015, muito se questionou acerca da aplicação do disposto no art. 219 daquele Código ao sistema dos Juizados Especiais: "Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis"

Isto porque a Lei 9.099/95 - em que pese determinar que os Juizados serão orientados pelos critérios da simplicidade, da economia processual e da celeridade (art. , Lei 9.099/95)-, não definiu, em qualquer de seus dispositivos, a forma de contagem dos prazos processuais, como o fez o CPC (tanto em 1973 como em 2015).

Neste aspecto, sabe-se que durante a vigência do CPC/73, os Juizados seguiam a regra do então art. 178, que determinava o cômputo dos prazos em dias corridos.

Assim, por que não seguir agora a nova regra estabelecida pelo CPC/2015, já que a Lei dos Juizados determina a aplicação subsidiária do CPC, na omissão da Lei Especial?

Obviamente que a questão não se resume a isto, mas ao confronto verificado entre a aplicação das normas do CPC no silêncio da Lei Especial x Princípio da celeridade processual disposto no art. da Lei 9.099/95.

Assim, parece que a grande preocupação seria o fato de que, ao computar os prazos somente em dias úteis, poder-se-ia acarretar menor celeridade aos processos em trâmite nos juizados, o que vai de encontro com o art. 2ª daquela Lei.

Pois bem. A Dra. Débora Driwin Rieger Zanini, magistrada, que preside a 4ª Turma de Recursos (Criciúma/SC), enfrentou o tema ao julgar um pedido de uniformização que envolvia discussão entre consumidora e uma construtora.

Segundo entendimento firmado pela Turma, a Lei n. 9099/1995 não traz disposição expressa acerca da contagem de prazos, e o artigo 178 do antigo CPC, que dispunha sobre o cômputo dos prazos em dias corridos, foi revogado.

Os julgadores entenderam, então, não existir mais fundamento legal expresso que autorize a manutenção dessa fórmula.

"Desta forma, deve ser observado o artigo 219 do CPC de 2015, de modo que, nos Juizados Especiais, os prazos sejam contados em dias úteis, o que não traz qualquer incompatibilidade com o microssistema em questão", pontuou a juíza Débora.

Ao nosso ver, um avanço em matéria processual.

Por fim, vale ressaltar que esta decisão tem eficácia e aplicação no âmbito Judiciário do Estado de Santa Catarina (art. 93, Lei 9.099/95).

  • Sobre o autor“A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça” (Voltaire)
  • Publicações13
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações796
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-sc-sistema-dos-juizados-especiais-adotara-a-contagem-de-prazo-em-dias-uteis/414713688

Informações relacionadas

Recurso - TJSC - Ação Efeito Suspensivo / Impugnação / Embargos à Execução - Embargos de Declaração

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Embargos de Declaração em Turma Recursal no JEC

Vanderson Silva de Souza, Advogado
Artigoshá 5 anos

A contagem dos prazos em dias úteis também se aplica aos Juizados Especiais Cíveis Federais e da Fazenda Pública?

Erica Avallone, Advogado
Artigoshá 8 anos

Prazos nos Juizados e os Efeitos da Revelia

Kamilla Felline, Advogado
Artigoshá 2 anos

Posso pedir honorários advocatícios no JEC?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)